Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiros

Azeites


Desde há muito que o azeite é um ingrediente largamente usado na gastronomia desta região, como base ou tempero de pratos, como as migas e sopas de bacalhau, o bacalhau à lagareiro, as favas de azeite, as couves com feijões, as petingas no forno, o requentado, a abóbora com feijão, as mexudas, a sopa de azeite, a doçaria, etc.

O azeite é também a principal matéria-prima utilizada em produtos de cosmética natural, atividade com expressão significativa na região. Os nossos associados focam-se na produção de azeites virgem extra, obtidos exclusivamente a partir dos frutos da oliveira (Olea europaea L.), das variedades Galega Vulgar, Lentrisca, Cobrançosa e do Zambujeiro ou oliveira brava (Olea europaea L. ssp. oleaster Hoffm. et Link = Olea europaea L. ssp. sylvestris), por processos mecânicos ou físicos que não alterem as características físicas, químicas e organoléticas dos frutos do qual provêem.

Estes são azeites medianamente frutados, de carácter verde ou maduro, apresentando as características organoléticas típicas das variedades mencionadas. Na boca, são equilibrados entre o frutado, o amargo e o picante, podendo a sua cor variar entre o esverdeado e o amarelo-ouro.

Importa assinalar a relevância dos azeites produzido em contexto de olivais tradicionais para a fixação das populações e para o desenvolvimento equilibrado do território, havendo que potenciar o seu contributo para a dinâmica de criação de valor no setor do azeite e estudar e testar modelos operativos que lhe confiram sustentabilidade e competitividade.

Por isso, à expressão “azeite” no singular, preferimos falar de “azeites”.

Este “tudo-nada” semântico é o ponto de partida para uma viagem à descoberta da essência e diferenciação de cada azeite produzido pelos nossos associados, umas vezes com base na variedade de azeitona que lhe deu origem, outras no modo de produção olivícola, aqui na precocidade da colheita, ali no método de extração, por vezes nos benefícios nutricionais de saúde, acolá na história familiar do seu produtor, além nas melhores recomendações de harmonização do produto.

Para isso, é necessário tempo, incluindo o dos nossos parceiros, clientes e consumidores, em particular os mais exigentes. Provem os nossos azeites e digam-nos como os podemos melhorar em próximas campanhas.

conheça as marcas e os azeites dos nossos associados