É crescente a sensibilização das populações para estilos de vida e de alimentação mais saudáveis, para a prática do exercício físico, para as questões ambientais e para a valorização do património natural e rural.
Por outro lado, a procura de atividades em espaços abertos e destinos naturais não massificados por parte de novos públicos, tem levado à emergência de novos conceitos e projetos turísticos em espaços naturais, transformando as atividades de natureza e da ruralidade, como o pedestrianismo e o montanhismo, em recursos turísticos valiosos, que se podem potenciar de modo integrado.
A procura turística vem dando crescente atenção a experiências interativas entre a cultura, a gastronomia, a natureza, as comunidades, as tradições, as histórias para contar e o terroir dos destinos visitados.
As oportunidades se disseminam porque a paisagem olivícola e o azeite, enquanto elemento central da dieta mediterrânica, ancoram iniciativas de agro, eco e olivoturismo, valorizando a agricultura, a natureza, a economia e a sociedade das comunidades rurais.




São vários os elementos patrimoniais que podem ancorar, de modo integrado, iniciativas nos domínios cultural e turístico, tais como: o património natural, o edificado, o imaterial, os olivais tradicionais, as oliveiras seculares, os lagares ativos, os museus e centros de interpretação, unidades de alojamento, os produtos endógenos, a gastronomia, e outros.
É também vasta a panóplia de produtos de interesse olivoturístico que podem ser estruturados em torno da fileira do olival e do azeite, de que são exemplos:
- Visitas a olivais e lagares ativos
- Participação em atividades da fileira
- Visitas a centros de interpretação
- Alojamento temático
- Eventos gastronómicos e festivais temáticos
- Experiências de saúde e bem-estar
- Percursos pedestres e rotas temáticas natureza – olival – azeite
- Eventos artísticos e culturais



Por tudo isto, a APOAC pretende contribuir para preservar e valorizar o património histórico, cultural e gastronómico do território de Aire e Candeeiros…
…e estimular a reflexão sobre a respetiva estratégia olivoturística e apoiar os associados a potenciar os seus projetos de âmbito olivoturístico, assim contribuindo para uma valorização mais ampla da olivicultura.
Consulte aqui os associados com oferta olivoturística.
